terça-feira, 16 de abril de 2013

Biografia de William Shakespeare #1


  William Shakespeare escreveu 13 comédias, 13 peças históricas, 6 tragédias, 4 tragi comédias, 154 sonetos, bem como três poemas longos, Vênus e Adônis, O Rapto de Lucrécia, e A Lover’s Complaint (Queixa de um amante), antes de morrer em seu aniversário em 1616 com a idade de 52 anos.
  Considerado o maior dramaturgo que já viveu, seus sonetos e peças constituem a mais alta expressão da poesia inglesa de todos os tempos.
 William Shakespeare nasceu em 23 de abril de 1564, filho de John Shakespeare e Mary Arden, em Stratford-upon-Avon, numa família que nos padrões de hoje seria considerada classe média. John Shakespeare era um vereador e mais tarde foi eleito prefeito de Stratford, que era o mais alto posto que um civil poderia atingir na política.
  William Shakespeare foi o terceiro de oito filhos dos Shakespeares. Pouco se sabe sobre a infância dos outros irmãos de Shakespeare. A respeito de William, sabe-se que ele foi para a Stratford Grammar School e nunca estudou em Oxford ou Cambridge.

  Em 1582, aos 18 anos, William Shakespeare casou com Anne Hathaway, que tinha 26 anos. No ano seguinte, Susanna Shakespeare nasceu e dois anos depois nasceram os gêmeos Judith e Hamnet.
  Os anos entre 1585 e 1592 são conhecidos como os anos perdidos. São os anos em que há pouca evidência do que William Shakespeare estava fazendo ou onde estava vivendo. Acredita-se que foi durante este período que Shakespeare se mudou para Londres e foi um aprendiz em uma das salas de teatro de lá.
  Desconhece-se os teatros nos quais Shakespeare escreveu e atuou antes de 1594. Há evidências ainda de que em 1594 Shakespeare tornou-se sócio de uma empresa chamada Men The Lord Chamberlain, que por sua vez era uma das empresas mais populares atuando em Londres.
  Também é sabido que por volta de 1594, Shakespeare já havia escrito pelo menos seis peças que tinham sido produzidas. Além de ser um sócio e trabalhar para Men The Lord Chamberlain ele também escreveu duas peças em um ano para eles.
  Com sua troupe de atores e com a prosperidade do teatro, em 1597 Shakespeare comprou a casa New Place, a segunda maior em toda Stratford.
  Em 1599, Shakespeare e outros seis homens compraram um novo teatro ao ar livre em Londres chamado The Globe, que foi um dos maiores teatros da Inglaterra.
  James I, rei da Inglaterra, assumiu o trono em 1603, quando sua prima, a rainha Elizabeth I, morreu. O Rei James apoiou Shakespeare e sua troupe lhes dando a licença para chamarem-se King’s Men (Os Homens do Rei), em troca de entreter o tribunal regularmente. The King’s Men se tornou o primeiro grupo teatral de seu tempo.
  Este foi também o tempo durante o qual Shakespeare estava escrevendo suas peças mais famosas, como as suas tragédias Antônio e Cleópatra, Júlio César, Hamlet, Rei Lear, Macbeth e Otelo.
  Apenas quatro escritos foram produzidos nos últimos oito anos de Shakespeare. Sua última peça, Henrique VIII é datado de 1613.
  Em 1616, a filha caçula de Shakespeare casou-se com Thomas Quiney. Dois meses depois Shakespeare morreu e foi sepultado dentro da igreja da paróquia de Stratford. O último descendente direto de Shakespeare morreu em 1670. Ela era sua neta Isabel, que nunca tivera filhos.


Texto de William Shakespeare



Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Más há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isso não tem importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado.

Poema de William Shakespeare


AMOR ETERNO


Impedimentos não admito para a união
de corações fiéis: amor não é amor
quando se altera ao perceber alteração
ou cede em desertar quando o outro é desertor.
Oh! Não, ele é um farol imóvel tempo em fora
que as tempestades olha e nem sequer trepida;
é a estrela para as naus, cujo valor se ignora,
mau grado seja a sua altura conhecida.
O amor não é joguete em mãos do tempo, embora
face e lábios de rosa a curva foice abata;
não muda em dias, não termina numa hora,
porém, até o final das eras se dilata.
Se isto for erro e o meu engano for provado
Jamais terei escrito e alguém terá amado.

Ligações externas: 

*http://www.williamshakespeare.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home